Dicas Fisiform

Fique atento as nossas dicas !

04/04/2018

Entenda por que o suco não substitui a fruta

Triturar e coar os alimentos leva a uma perda importante de nutrientes

 

Quando falamos em refeição saudável, quais alimentos vêm na sua mente? Provavelmente, o suco natural está entre as opções. Mas saiba que, se você puder escolher entre um copo da bebida e uma fruta, o mais indicado é ficar com a segunda opção. As frutas são ricas em fibras, auxiliam na saciedade, no trânsito gastrointestinal e controlam o colesterol. Quando são trituras no liquidificador, elas perdem boa parte dos nutrientes.

– Ao passar pelo processador e pelo coador, o alimento perde fibras. No suco de laranja, por exemplo, aquela parte branca, que é o bagaço, vai fora. E acaba ficando só o açúcar – explica a nutricionista do Hospital Moinhos de Vento Fernanda Schumacher.

Outro motivo para optar por comer a fruta no lugar do suco é a mastigação. Ela tem uma função indispensável para quem quer manter a forma e a saúde.

– Ao mastigar de forma adequada, o processo de digestão já se inicia na boca, com a própria enzima da saliva. Isso automaticamente faz com que se coma menos – diz a nutricionista Yole Brasil Luz.

Mas, atenção: boa parte dos nutrientes das frutas se concentra na casca. Por isso, independentemente de você for comer a fruta ou fazer um suco, o ideal é não descascar. A dica é higienizar bem o alimentos antes de consumir.

 

De olho no índice glicêmico

O índice glicêmico (IG) é o tempo que o carboidrato leva para se transformar em açúcar (frutose) no sangue. Quanto maior, mais rápido será esse processo.

– A degradação do carboidrato na fruta é mais lenta por conta da fibra. O suco, que é ingerido de forma rápida, provoca um pico muito alto de açúcar no sangue, dando bem menos saciedade – explica Yole.

Mas isso não significa que os sucos estão proibidos. Eles apenas devem ser consumidos com moderação.

– Para matar sede, beba água. O suco é mais indicado como um lanche. Não é uma bebida para se tomar à vontade – diz Yole.

 

Dicas para aproveitar melhor os sucos

– Não utilize açúcar. As frutas já contêm açúcar natural, a frutose. Por isso, o ideal é nunca adoçar.

– Não coe. Coar tira a maior parte das fibras da fruta, deixando apenas o açúcar.

– Consuma logo depois do preparo. Se você deixar o suco parado, ele perde alguns nutrientes e antioxidantes.

– Acrescente fibras: coloque chia, linhaça, aveia, folhas de couve.

– Opte pela água de coco. Compre a fruta e mantenha-a no congelador. Além de pouco calórico, o coco é o melhor isotônico que existe.

– Utilize o líquido da linhaça: coloque duas colheres de linhaça em um copo de água e deixe na geladeira. No dia seguinte, o óleo que estava dentro da linhaça terá saído e se misturado ao líquido. Bata essa água resultante com alguma fruta e tenha um suco nutritivo.

 

FONTE: Site Gaucha ZH

por fisiform_admin


A melhor qualidade
pelo menor preço!

Planos à partir de R$ 89
* Plano Anual Musculação Econômica
Wi-fi grátis

Assine agora
Academia FISIFORM

MUNDO FISIFORM

 

                Ligue já

         (31) 3542.0032

Onde estamos

Alameda do Ipê, 168, Ipê
Nova Lima, MG 34004-799

(31) 3542.0032

Como chegar

Localizada no Bairro Ipê, a Fisiform fica a um quarteirão da entrada do Bairro Ouro Velho Mansões.

Formas de pagamento: Cartão de crédito ou débito; Cheque ou Dinheiro; GYMPASS .

WhatsApp chat