Dicas Fisiform

Fique atento as nossas dicas !

04/07/2017

Entenda mais sobre fibras musculares.

Tipos de fibras musculares

A classificação das fibras musculares faz-se de acordo com o metabolismo energético dominante, da velocidade de contração e da sua coloração histoquímica, a qual depende das atividades enzimáticas. Os músculos esqueléticos dos vertebrados são compostos por dois tipos principais de fibras: tipo I, as fibras lentas oxidativas ou vermelhas, e tipo II, as fibras rápidas ou fibras brancas, que são subdivididas nos tipos IIa ou rápidas oxidativas-glicolíticas e IIb ou rápidas glicolíticas.

* Tipo I: lentas oxidativas ou vermelhas
As fibras tipo I ou lentas oxidativas exibem cor vermelho-escuro devido à grande vascularização e alto conteúdo de mioglobina e citocromos, já que são especialmente ricas em mitocôndrias, além de terem diâmetros relativamente menores que maximizam a difusão do oxigênio até as mitocôndrias no interior da célula; naturalmente, têm alta capacidade de oxidar aerobicamente carboidratos e ácidos graxos para gerar ATP, permitindo exercícios duradouros.
*Tipo II: rápidas ou brancas
As fibras tipo II ou brancas, são de maior diâmetro, com predomínio de metabolismo energético anaeróbico. Possuem grandes quantidades de enzimas ligadas a este tipo de metabolismo, como por exemplo, a CPK (creatinofosfoquinase), necessária à regeneração rápida de ATP a partir da fosfocreatina. As quantidades das enzirnas desidrogenase láctica (LDH) e fosfofrutoquinase (PFK) são também elevadas. O músculo constituído por este tipo de fibras tem uma velocidade de contração, uma velocidade de condução na membrana e uma tensão máxima maior do que nas fibras do tipo I. Essas fibras têm elevados níveis de atividade da ATPase miofibrilar, o que revela grande velocidade na elaboração das interações actina-miosina.

Escrito por: Fabiano Miler de Alcântara
(Instrutor físico da Fisiform)

por fisiform_admin


A melhor qualidade
pelo menor preço!

Planos à partir de R$ 99
* Consulte Condições
Wi-fi grátis

Assine agora
Academia FISIFORM

MUNDO FISIFORM

 

                Ligue já

         (31) 3542.0032

Onde estamos

Alameda do Ipê, 168, Ipê
Nova Lima, MG 34004-799

(31) 3542.0032

Como chegar

Localizada no Bairro Ipê, a Fisiform fica a um quarteirão da entrada do Bairro Ouro Velho Mansões.

Formas de pagamento: Cartão de crédito ou débito; Cheque ou Dinheiro; GYMPASS .

WhatsApp chat